Vídeos Fotos Notícias

18/12/2014 - 11:30:33

BOA LEITURA

Boa Leitura

As obras podem ser adquiridas pela Lojinha Online, no site da ADPF, ou pelo telefone 0800.721.2373.

  • Revista Prisma
  • Revista Prisma


Teoria da Investigação Criminal: Uma Introdução Jurídico-Científico

 

O delegado da Polícia Federal, Eliomar da Silva Pereira, é o autor de “Teoria da Investigação Criminal: Uma introdução jurídico-científica”. A obra sustenta uma concepção de investigação como saber-poder, na qual o conhecimento está intimamente relacionado com as condições políticas em que se desenvolve a atividade investigativa, o que implica, em um Estado Democrático de Direito, relacionar conhecimento científico com limites jurídicos numa ponderação de valores fundamentais. Após suscitar e discutir alguns problemas relativos à verdade e ao método na investigação criminal, o autor faz o levantamento dos múltiplos aspectos de uma investigação criminal, entendida como pesquisa, ou conjunto de pesquisas, administrada estrategicamente, no curso da qual incidem certos conhecimentos operativos oriundos da teoria dos tipos e da teoria das provas, apresentando uma teorização sob várias perspectivas que concorrem para a compreensão de uma investigação criminal científica e juridicamente ponderada pelo respeito aos direitos fundamentais, segundo a doutrina do garantismo penal.

 

Comunicação Organizacional em Entidades Representativas de Classe

 

O livro “Comunicação Organizacional em Entidades Representativas de Classe” faz um resgate da história da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). A organização serviu de base para o estudo de caso da obra. A partir da análise de mais de 500 documentos históricos e da entrevista com dezenas de membros fundadores, a autora Vanessa Negrini empreende um mergulho na cultura da ADPF e dos delegados de polícia federal. A trajetória desta entidade permite vislumbrar a evolução da comunicação organizacional e do sindicalismo no país, ao longo das últimas quatro décadas. O presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, ressalta que a obra é uma oportunidade única de conhecer mais e melhor a trajetória da Associação. A autora Vanessa Negrini trabalhou por cinco anos na ADPF, é editora da revista Prisma, atua em assessorias de comunicação há quinze anos, é bacharel em Comunicação Organizacional pela UnB e mestranda em Comunicação pela mesma Universidade.

 


Inquérito Policial: Competência e Nulidades de Atos de Polícia Judiciária

 

A obra intitulada “Inquérito Policial: Competência e Nulidades de Atos de Polícia Judiciária” é de autoria do delegado federal Anderson Souza Daura. O objetivo do livro é demonstrar a importância jurídicoprocessual do respeito às regras de atribuições constitucionais das Polícias Judiciárias, Polícias Civis dos Estados e Polícia Federal, no curso de investigações criminais materializadas no inquérito policial ou através de medidas cautelares pré-processuais, podendo servir, também, àquelas investigações dirigidas à Justiça Castrense. Para tanto, além de uma abordagem das medidas coercitivas passíveis de execução na fase inquisitorial, ilustra-se, com decisões judiciais das mais importantes cortes de nosso país quando relacionadas com as atribuições e competências das autoridades na fase persecutória. A presente obra possibilita, assim, uma nova visão, para os operadores do direito criminal, em relação às autoridades policiais, às atividades de Polícia Judiciária e do importante instrumento de que se vale o Estado para legalmente investigar seus cidadãos: o inquérito policial.

 


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069