Vídeos Fotos Notícias

18/12/2014 - 11:36:24

VOTAÇÃO

ADPF apresenta lista tríplice para direção-geral

Delegados querem indicar o próximo dirigente da Polícia Federal

  • Revista Prisma
  • Revista Prisma


Depois de garantir que apenas delegados federais podem ocupar o posto de diretor-geral da Polícia Federal, com a aprovação da Medida Provisória 657/2014, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) avança em novos pleitos.

 

A categoria também quer ter a oportunidade de participar do processo de escolha do nome que ocupará o cargo máximo no comando da instituição. Assim como já é feito no Ministério Público e no Judiciário.

 

Em setembro, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) deram início ao processo para composição de uma lista tríplice com nomes eleitos pela categoria que serão levados como sugestão ao Ministério da Justiça e à Presidência da República.

 

Os delegados Roberto Troncon, superintendente em São Paulo; Sérgio Fontes, diretor de Gestão de Pessoal e ex-diretor da Academia Nacional de Polícia; e Sérgio Menezes, superintendente em Minas Gerais, foram os indicatos na votação que contou com a participação de 790 delegados, de um total de 2,1 mil associados.

 

PROCESSO. A votação foi realizada em duas etapas, por meio de processo eletrônico auditado pela The Perfect Link. Na primeira fase, os delegados elegeram, a partir de livre indicação, uma lista sêxtupla com a indicação de Bergson Toledo Silva, Getúlio Bezerra Santos, Jorge Barbosa Pontes, Roberto Ciciliatti Troncon Filho, Sérgio Barboza Menezes e Sérgio Lúcio Mar dos Santos Fontes. Em seguida, uma nova votação definiu a lista tríplice.

 

SUGESTÃO. A escolha do chefe da PF é prerrogativa exclusiva da Presidência da República e a votação tem caráter apenas de sugestão. “Estamos colocando como uma contribuição para auxiliar a Presidência da República no aperfeiçoamento do processo de escolha da direção-geral da Polícia Federal como uma polícia verdadeiramente republicana como deseja a sociedade brasileira”, declarou Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, presidente da ADPF.

 

O atual diretor-geral da PF é o delegado Leandro Daiello. Não está decidido se ele vai permanecer no topo da corporação no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

 

 

 


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069