Vídeos Fotos Notícias

21/05/2015 - 15:23:57

EXTRA PAUTA

Pé na estrada!

Delegado Federal, Ricardo Venâncio, se aventurou em cima de uma moto e cruzou os quase 4 mil quilômetros da Rota 66, nos Estados Unidos

  • Revista Prisma
  • Felipe Chaves


Apaixonado por viagens, motos e aventura, o Delegado Federal Ricardo Venâncio e mais alguns amigos resolveram, em setembro de 2014, cruzar os Estados Unidos, na tradicional Rota 66. Construída há 88 anos e com cerca de 4 mil quilômetros de extensão, a estrada vai desde Chicago, Illionóis, passando pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e termina na cidade de Santa Mônica, na Califórnia e foi palco do primeiro restaurante Mc Donald's do mundo e serviu de inspiração para diversos filmes de Hollywood.

O ponto de partida para a viagem foi na cidade de Anaheim, há 50 milhas de Los Angeles. Lá o Delegado optou por alugar as motocicletas por questão do custo-benefício. Os veículos foram alugados por 13 dias, já com todos os tipos de seguro inclusos.

Saindo de Los Angeles, Venâncio passou pela cidade de Palm Spring, na Califórnia. Um local de mais de 46 mil habitantes considerada pelo Delegado como a "búzios americana" por ser uma cidade praiana em que os moradores saem de suas casas com bermudas, chinelos, pranchas de surf na mão. Depois dali ele enfrentaria o deserto americano até a cidade de Bishop.

"O deserto é algo extraordinário. Você pega temperaturas de mais de 40º Celsius e você está literalmente sozinho", relembra o Delegado.

Dicas para os viajantes:

1. Sempre abasteça no próximo posto.

2. Nunca deixe de carregar água.

3. Leve suas músicas para ouvir durante o trajeto.

4. Programe sua rota em um GPS e no aplicativo Waze.

5. Participe de cursos de viagens de moto.

6. Não esqueça dos materiais de segurança e roupas apropriadas (botas, luvas, proteção de pescoço, capacete e óculos de sol).

"A segurança é primordial. Antes de viajar estude o trajeto, mas não fique muito preso ao seu itinerário".
 

Venâncio e seus amigos optaram por pilotar cerca de 260 a 300 milhas (418km a 482km) por dia para não ficar cansativo. Então eles saíam por volta de nove horas da manhã e às 17h eles já estavam no hotel para descansar e seguir viagem no dia seguinte. Foi essa mesma rotina por quase duas semanas até chegar no destino final: Las Vegas.

De Bishop o grupo foi até a cidade de São Francisco, considerada a mais bonita pelo Delegado Ricardo Venâncio. "É uma cidade que lembra muito o Brasil. Ainda voltarei lá por que vale a pena". Em São Francisco eles ficaram três dias até embarca na moto para Pismo Beach e contornar a costa americana de volta a Los Angeles. Foram 3 mil quilômetros e 13 dias.

Hoje a Rota 66 que é feita por motociclistas de todo o mundo não é mais aquela tradicional estrada dos anos 50. Nos últimos anos ela sofreu algumas alterações, alguns trechos não estão bons, então as pessoas acabam pegando a rota turística, por ser mais tranquila de pilotar.

Contudo, para os mais aventureiros, ainda existe a possibilidade de cruzar o deserto pela tradicional Rota 66. Mas, o Delegado afirma: "eu não acho muito interessante. Se você quiser comer gafanhoto, mosquito e muita terra, aí tudo bem", comenta em meio às risadas.

Mesmo de férias, o Delegado não deixou de acompanhar o trabalho policial estadunidense. Ele verificou que havia penitenciárias construídas no meio do deserto. "Imagina a dificuldade que o recluso tem de fugir dessas penitenciárias sem ser visto, e mais, o tanto que ele tem que percorrer a pé em busca de um abrigo ou esconderijo", diz. Para ele, essas construções são feitas de forma extraordinária.

Já conhecido do ambiente, das rotas e das dificuldades passadas por um aventureiro, agora Venâncio quer levar a esposa e a filha, mas percorrendo de carro para garantir mais segurança e conforto à família.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069