Vídeos Fotos Notícias

31/08/2015 - 11:43:17

EVENTOS

IV Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado

Evento reuniu em Brasília mais de 20 entidades para discutir o desenvolvimento e a qualidade do serviço público brasileiro

  • ADPF
  • Felipe Chaves

   

Durante os dias 16 e 17 de junho o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado realizou a sua 4ª Conferência Nacional no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília/DF. O evento que teve como tema “Agenda de desenvolvimento e qualidade do serviço público" contou com a presença de importantes nomes do governo como o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.

Na cerimônia de abertura, o ministro do TCU, Bruno Dantas, falou sobre a qualificação e a transparência no serviço público. Dantas também comentou sobre os desafios da gestão do funcionalismo público e dos enfrentamentos que as carreiras típicas de Estado têm ao lidar com uma sociedade cada vez mais informativa e consequentemente exigente.

“Um evento como esse é um momento privilegiado de nivelar as expectativas e de traçar metas para o futuro. O TCU conquistou o espaço que tem, foi pela capacidade e pelo trabalho incansável para juntos criarmos uma instituição que se dê ao seu respeito”, disse.

Para o ministro, o desvio de recursos públicos no país é uma das maiores causas de insatisfação da população hoje em dia. O trabalho realizado em estratégias de comunicação pelo TCU é para dar mais transparência aos gastos públicos e assim, reduzir essa insatisfação e aproximar o cidadão das decisões do Tribunal, mas sem interferir nos trabalhos.

“O Tribunal ouve a voz das ruas, mas não se pauta pela voz das ruas. O nosso julgamento de contas deve ser técnico”, assume o ministro.

Dantas lembrou ainda que cabe à sociedade e principalmente aos servidores de carreiras típicas fazer a fiscalização dos gastos indevidos do governo. Para ele, a participação popular é quem pode fazer a diferença nas ações de anticorrupção. “Cada cidadão é gestor do órgão público. Por mais que os órgãos de controle queiram. Não é possível controlar tudo com a profundidade que desejamos”, afirma.

Na manhã do segundo dia do evento, o jornalista Heraldo Pereira moderou a mesa de debates "Estratégias de desenvolvimento e o papel do Estado", que contou com a participação do embaixador Samuel Guimarães, do ministro das Comunicações Ricardo Berzoini e do economista Ricardo Bielschowsky.

O professor do Instituto Rio Branco e embaixador, Samuel Guimarães, falou que o desenvolvimento de um país é relativo. “É como a beleza, ela não é absoluta. Um país é mais ou menos desenvolvido em relação a outro”, afirmou. Para ele, se preocupar com a educação para atingir níveis mais altos de desenvolvimento não é certo. “A educação sozinha não desenvolve um país. Precisamos apostar em outras áreas como a tecnologia”.

O economista Ricardo Bielschowsky apresentou uma linha do tempo do desenvolvimento brasileiro dividido em três fases desde 1950 até 2014. “Hoje a agenda de desenvolvimento enobrece muito a carreira do funcionário. Se não houver, ele se perde nas atividades de cada carreira. E uma estratégia de desenvolvimento dá a ele uma sensação de pertencimento muito maior do que apenas à sua própria atividade”, comenta.

O presidente do Fonacate, Roberto Kupski explicou sobre a importância da Conferência na valorização dos servidores de carreiras típicas. Kupski relembrou que a população cobra muito um serviço público de qualidade pelos tributos que paga.

O presidente do Fórum comenta também que essa temática debatida durante a Conferência é muito importante, pois está diretamente ligada com a prestação dos serviços públicos. “Quase dez anos após a primeira ideia da criação de um Fórum, a quarta conferência consolida temas atuais e importantes para a carreira, como o da agenda de desenvolvimento e a qualidade dos serviços públicos”.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) é uma das entidades de classe integrante do Fonacate e Delegados Federais de todo o país estiveram presentes no evento. O Presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, que também ocupa o cargo de vice-presidente do Fonacate, diz que "a ADPF se identifica com o Fonacate que tem entre suas bandeiras a defesa intransigente do concurso público".

 


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069