Vídeos Fotos Notícias

25/01/2019 - 18:34:38

OPERAÇÃO

Operação Mil Faces apura crimes relacionados à exploração sexual de crianças na web

  • ADPF
  • ASCOM

   

A Operação Mil Faces prendeu um homem e cumpriu dois mandados de busca e apreensão, nos municípios de Vila Velha e da Serra (Espírito Santo). A força-tarefa apura crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. De acordo com a Polícia Federal, o homem usava páginas falsas de personagens infantis famosos em uma rede social para atrair as vítimas. Depois, ele solicitava fotos íntimas e usava esse material para chantageá-las. 


 
O delegado federal Pablo Barcellos Bergmann, responsável por coordenar a operação, conta que a PF chegou aos suspeitos por meio de uma Organização Não Governamental (Ong) dos Estados Unidos (EUA) que centraliza as denúncias recebidas pela rede social e disponibiliza os dados para as polícias. “O pontapé inicial foi por conta de uma Ong americana que centraliza denúncias que as empresas de comunicação eletrônica que são sediadas nos Estados Unidos e tem a obrigação legal de reportar os dados e as circunstâncias de clientes e usuários de serviço que são encontrados, envolvidos em pornografia infantil. Isso é atualizado e distribuído para as polícias dos outros países”, explica Bergmann. 


 
O delegado também chama atenção para os pais viagiarem os filhos na internet. Na avaliação dele, é necessário supervisionar o uso das crianças e adolescentes em redes sociais acompanhar o conteúdo acessado por eles. “O ponto mais importante é chamar atenção para a conscientização dos riscos da utilização de internet sem orientação e supervisão de adultos. Tinham vítimas menores de 12 anos usando um smartphone sozinhos. Essas circunstâncias é que favorecem a atuação desse tipo de criminoso”, recomenda. 
 


Os envolvidos poderão responder pelos crimes de produção de conteúdo com exploração sexual de crianças, em que a pena varia entre 4 a 8 anos; e de compartilhamento de arquivos com esse conteúdo; entre 02 a 06 anos de reclusão.


 
Internet segura 

 

O site internetsegura.br  reúne iniciativas de conscientização sobre segurança e uso responsável da Internet, auxiliando e incentivando o uso seguro da web. O portal é indicado por especialistas para orientações para crianças, técnicos, educadores e pais de todo o Brasil.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069